quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Descartes e a psicologia

     No séc. XVII, o mundo se encontrava em um grande avanço tecnológico, por causa da invenção da máquina. Dentre elas a que mais se destacou foi o relógio. Com todo esse avanço tecnológico, os cientistas passaram a ver o mundo como uma grande máquina, e tudo passou a ser explicado de modo mecanicista, atomista e empiricista.
    No campo da filosofia, essa nova maneira de ver o universo, teve influências sobre a psicologia, primeiramente com René Descartes, que para muitos inaugurou a psicologia moderna. Ele fez analogias do corpo humano com o mecanismo de um relógio. Veremos mais adiante algumas de suas descobertas.
   Uma de suas maiores contribuições, foi o estudo que ele fez, com o intuito de resolver a grande questão da mente e do corpo, que sempre foi discutida, no sentido de saber se a mente e o corpo eram entidades distintas. Antes de Descartes a teoria mais aceita era a de que ambos eram distintos, sendo que a mente exercia mais controle sobre o corpo do que ele sobre ela. Ele aceita essa distinção, modificando apenas no fato de que o corpo pode exercer sobre a mente um poder maior do que antes se achava. Quando nos movimentamos, por exemplo, a mente decide e os músculos e os nervos realizam o movimento. O lugar onde a mente e o corpo se interagem é a grândula pineal ou conarium, uma estrutura cerebral única, que por isso foi para Descartes uma escolha lógica.
  Descartes, que era influenciado pelo pensamento mecanicista de sua época, dizia que o corpo humano é como uma máquina, e passou a explicar os processos fisiológicos pela física.
 Outra grande contribuição de Descartes para a psicologia foi a teoria da ação reflexa,que foi precursora da moderna psicologia comportamental do estímulo - resposta (E - R) , que ocorre quando um objeto externo causa uma reação indesejada.
  Segundo Descartes a mente só tinha a função de pensar, e embora fosse imaterial, podia abrigar o pensamento e a consciência, e com isso gerar o conhecimento.
  Para Descartes a mente produz dois tipos de idéias: as idéias derivadas e as idéias inatas. As idéias derivadas nos ocorre quando recebemos informação de fora, po exemplo, um simples canto de passáros. Já as idéias inatas ocorrem sem um estímulo de fora, pois ocorrem dentro da mente. As vezes pode acontecer de uma idéia inata, ocorrer sobre um estímulo favorável de fora.

Fonte: SCHULTZ, Duane P.; SCHULTZ, Sydney Ellen. história da psicologia moderna .16. ed. São Paulo: Cultrix, 2002. 439 p. ISBN (Broch.).