quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Gestalt

Considerações da Gestalt sobre a Aprendizagem em sala de aula
Prof. Ricardo Martins da Costa

Segundo a Gestalt os conceitos de aprendizagem enfatizam a percepção ao invés da resposta, como ocorre nas teorias vistas em geral. A resposta é considerada como um sinal de que a aprendizagem ocorreu e não como uma parte integral do processo. Ela não enfatiza a sequência estímulo resposta, mas o contexto ou campo no qual o estímulo ocorre; e o insight derivado da relação entre estímulo e o campo  perceebido pelo aprendiz.
     Para a Gestalt o "todo é maior do que a soma de suas partes" isto é o que é aprendido é mais do que a soma das respostas que possa ocorrer. A ênfase da Gestalt é focalizar principalmente no esclarecimento do fenômeno "insight" e a sua relação com a formação de conceitos. A aprendizagem, para os gestaltistas é determinada pelo padrão, ou configuração dos elementos estimulados no campo a ser aprendido e no como se organizam em um todo, determinando o caráter do campo perceptual. O campo perceptual será mudado, de acordo com a reestruturação ou emergência de novos padrões dos estímulos.
     Em contraste com o "insight" da Gestalt encontra-se o conceito de ensino e erro dos conexionistas. O aprendiz experimenta a resposta certa ao acaso, enquanto que na Gestalt, o aprendiz reage a um padrão, ou melhor à situação total.
     A aprendizagem é um processo ativo, inteligente e global, conceitua uma aquisição de "estruturas", e de "formas" implicando sempre discernimento, compreensão da situação.
     Os principios da Gestalt levaram os educadores a modificar as técnicas de trabalho, pela organização dos materiais  e as atividades dos educandos em unidades mais amplas ou segundo os termos gestaltistas em significados. Podemos exemplificar assim, um aluno mais inteligente, isto é, com um nível mental mais alto, tem mais facilidade para o "insight", como, também, tende a obter maior sucesso com formas de aprendizagem mais complexas; as experiências passadas aumenta a probabilidade para o aprendiz alcançar o "insight", mas não garante a solução, ela na realidade apenas facilita a compreensão de uma nova situação, mas não resolve o problema; o "insight" só é possivel se a situação de aprendizagem for conduzida de modo que seus aspectos essenciais possibilitam a retrospectiva abstração. A formação de uma "gestalt" ao estruturar o organismo, como padrão estrutural do meio, possibilita ao sujeito duas forças que atuam entre se, interagindo, tendendo a manter um equilibrio determinando a conduta da aprendizagem, nesse sentido o comportamento de tentativas ou ensaio e erro está presente na obtenção da solução por "insight". Entretanto, não se trata de uma tentativa cega ou mera repetição de comportamentos anteriores, mas, sim, uma busca inteligente, envolvendo a seleção das respostas bem sucedidas, para chegar à solução que no caso é a aprendizagem.
     Neste estudo, percebe-se que a Gestalt determina as condições de uma melhor estrutura na percepção e nas leis de sua transformação que refere à participação do sujeito e do objeto na significação da aprendizagem. A importância da percepção dentro do processo da aprendizagem é que não consiste numa simples aquisição de respostas mecânicas ou num simples resultado de ensaio e erro, mas sim num processo ativo, inteligente e global de ensino e aprendiagem.

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